Aproveitando o excelente artigo publicado na edição do Only McKinsey Perspectives. Os autores Alex Panas e Axel Karlsson dão-nos excelentes insights úteis. Que resumidamente nos apresenta reflexões sobre liderança e o desenvolvimento de habilidades dos lideres eficazes.
- Ciência do Cérebro e Liderança: A Fast Company destaca que a ciência do cérebro pode ajudar a melhorar a liderança. Um princípio importante é o “aprendizado orientado por erros”, que sugere que aprender fazendo, em vez de apenas memorizar, é mais eficaz para os líderes. Além disso, liderar envolve lembrar de muitos detalhes, e o cérebro é programado para aprender com os desafios.
- Estilos de Gestão: O MarketWatch discute a importância dos diferentes estilos de gestão. Estilos como o autocrático, que pode ser eficaz em crises, e o de coaching, que se foca no crescimento profissional dos colaboradores, têm impactos distintos na motivação e na produtividade.
- Liderança Autêntica: Num artigo de McKinsey, os autores explicam que líderes eficazes são autênticos e conscientes de si mesmos, conhecendo seus pensamentos e crenças. Eles enfatizam que a boa liderança se expressa através de comportamentos e que é possível aprender a ser um bom líder.
- Microhábitos: Hans-Werner Kaas fala sobre como pequenas mudanças no comportamento, chamadas de “microhábitos”, podem ter um grande impacto. A prática de microhábitos ajuda a melhorar aos poucos e de maneira mensurável. Um exemplo é o hábito de ouvir música clássica indiana para começar o dia com foco e reflexão.
No geral, o texto sugere que a liderança eficaz envolve autoconhecimento, adaptação de estilos de gestão e pequenos ajustes diários no comportamento. Para ser um bom LIDER, tem de começar a liderar e apreender liderando…. Vamos a isso?
Ângelo Dias, 15 Janeiro 2025
Deixe um comentário